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Em voo: Em caso de perda da ligação C2, o que devo fazer primeiro?
- Ler o manual do utilizador, mantendo a visão do UAS
- Tentar recuperar a ligação, aproximando-me da UAS
- Desligar os motores
- Trocar as pilhas do meu controlo remoto
Qual das seguintes afirmações é verdadeira?
- Os regulamentos europeus da Comissão são soft law, ou seja, não vinculativos em alguma parte
- Os regulamentos europeus da Comissão são Lei, obrigatórios na sua totalidade, enquanto os AMC e GM são considerados como soft law e por exemplo GM são não vinculativos
- Os regulamentos da EASA/AMC e GM são soft law, ou seja, não vinculativos
- Os regulamentos da EASA e AMC e GM são equivalentes a leis rígidas, ou seja, obrigatórios em sua totalidade
A categoria aberta de operações requer:
- Certificação dos UAS e da licença do piloto remoto
- Autorização da autoridade competente
- Registo do operador, respeitando as limitações operacionais da categoria e cumprindo os requisitos do piloto remoto
- Uma avaliação dos riscos de segurança ou uma declaração operacional a apresentar à autoridade competente
Qual das afirmações a seguir não é verdadeira?
- UAS tendo uma dimensão característica máxima de menos de 1m e sobrevoando multidões de pessoas poderá eventualmente enquadrar-se na categoria “Específica”
- UAS na categoria “Aberta” pode voar sobre multidões de pessoas se uma autorização de categoria aberta for obtida
- UAS na categoria “Aberta” nunca pode voar sobre multidões de pessoas
- UAS transportando mercadorias perigosas e/ou voando sobre multidões de pessoas pertence à categoria “Certificada”
É permitido voar dentro de áreas ou zonas geográficas de UAS?
- Não, todos os voos a serem realizados nestas zonas requerem uma autorização operacional da autoridade competente
- Sim, desde que o peso do UAS seja inferior a 2 kg e as condições climáticas sejam boas
- Sim, desde que a altura de voo seja limitada a 20 m e as condições climáticas sejam boas
- Os voos são permitidos de acordo com as condições e/ou restrições das zonas
Os seguintes fatores influenciam a capacidade do piloto remoto na condução do voo, exceto:
- Fadiga
- Roupas
- Álcool
- Stress
Ao utilizar um observador visual para controlar a posição do UA, e quando auxiliado por um sistema visual conectado à câmara do UA, como por exemplo um sistema FPV, quem é o responsável pela segurança do voo?
- A segurança do voo depende exclusivamente do peso do UA
- A responsabilidade é compartilhada entre o piloto remoto e o observador do UA
- Independentemente da situação, o piloto remoto ainda é o responsável pela segurança do voo
- Na operação FPV, o observador UA é responsável pela segurança do voo
Durante a verificação pré-voo, um piloto remoto NÃO precisa verificar:
- A montagem e fixação segura das hélices
- O espaço aéreo adjacente (na vizinhança) e os outros utilizadores do espaço aéreo
- A localização correta do centro de gravidade para aeronaves de fita fixa de construção caseira (privada)
- Os planos de voo para a aviação tripulada submetidos na área adjacente (na vizinhança)
Que tipo de seguro um utilizador recreacional (não recreativo) precisa?
- Um seguro de responsabilidade de pessoa coletiva (empresas)
- Um seguro de responsabilidade privada
- Um seguro de responsabilidade de pessoa singular incluindo a cobertura dos drones
- Um seguro de responsabilidade de pessoa coletiva (empresas), incluindo cobertura do quadro do UA
Durante as operações de voo UAS na categoria aberta, o piloto remoto NÃO deve:
- Voar a mais de 120 m medidos verticalmente do ponto mais próximo da terra
- Aterrar imediatamente ao encontrar um utilizador do espaço aéreo da navegação aérea tripulada
- Operar o UAS de uma maneira que possa colocar em perigo pessoas não envolvidas
- Verificar o espaço aéreo circundante a fim de identificar outros utilizadores do espaço aéreo
Qual dos seguintes elementos está incluído na definição de UAS referida no Regulamento de Execução (UE) 2019/947 na sua versão atual?
- Aeronaves brinquedo, UAS de construção privada (amadora) e UAS vendidos no mercado europeu e acomodados
- UAS vendidos apenas no mercado europeu
- Aeronaves brinquedo, UAS de construção privada (amadora) e UAS vendidos no mercado europeu
- Aeronaves brinquedo e UAS vendidos no mercado europeu
Pós-voo: Por que devo verificar e manter o meu UAS após cada voo?
- A fim de poupar tempo para o próximo voo
- A fim de minimizar os custos de reparação
- A fim de manter um nível de segurança adequado do UAS
- A fim de manter o seguro
Qual é a altura máxima permitida para operar aeronaves não tripuladas nas subcategorias A1 e A3?
- 150 metros
- 120 metros
- 100 metros
- 50 metros
Atendendo à consciência situacional, o que é considerado como um procedimento obrigatório antes de iniciar um voo?
- Verificar o funcionamento correto do sistema de propulsão das aeronaves não tripuladas
- Verificar se as baterias estão totalmente carregadas e a estrutura do UA não está danificada
- Verificar se o piloto remoto possui os certificados necessários para voar
- Verificar a área de operação para detectar obstáculos ou uma pessoa não envolvida
Pós-voo: Como devem ser armazenadas as baterias?
- A mais de 20 °C, na sua embalagem
- Em local escuro, entre os 15 °C – 25 °C, e sobre uma superfície não inflamável
- Em local escuro, a menos de 10 °C, sobre superfície não inflamável
- Em local escuro, a 15 °C – 25 °C, na embalagem dentro do carro
Qual das seguintes afirmações relativas à avaliação da presença de pessoas não envolvidas é verdadeira?
- Cada pessoa presente em um aeródromo remoto é automaticamente uma pessoa envolvida
- Árvores e montagens não devem ser consideradas na avaliação da presença de pessoas não envolvidas
- Uma pessoa deve concordar explicitamente em se envolver na operação do UAS para ser considerada uma pessoa envolvida
- Uma pessoa que está observando a operação do UAS é considerada automaticamente uma pessoa envolvida
Pré-voo: Qual das seguintes opções devo verificar para avaliar a área de operações do UAS? 1. Existência de estradas, 2. Existência de erva alta, 3. Existência de caminhos de pedestres, 4. Existência de locais bons para fotos, 5. Existência de arbustos
- 2, 6, 2005
- 1, 6, 2005
- 3, 6, 2004
- 1, 2, 2003
Como é que um piloto remoto pode saber qual é a manutenção necessária para o seu UA?
- Verificando o site da autoridade
- Verificando as instruções de manutenção do UAS
- Verificando junto de um grupo de pilotos de UAS
- O UAS não precisa de manutenção
De que forma o piloto remoto pode aprender a manobrar (controlar) o seu UA em todas as fases do voo?
- Estudando o manual de utilizador do UA
- Visitando a página da autoridade competente
- Lendo a informação disponibilizada nos grupos das redes sociais relativos aos pilotos de UAS
- Assistindo a vídeos na internet
Qual é o peso máximo à descolagem permitido para drones na subcategoria A1, operarem sobre pessoas mas sem sobrevoar aglomerações?
- 25 kg
- 1 kg
- 900 gramas
- 250 gramas
Pós-voo: Por que devo substituir as baterias/componentes danificados?
- Porque senão vou ter que comprar um novo drone
- Porque, caso não o faça, não será possível operar o drone com a potência total
- Porque senão o seguro fica sem efeito
- Porque caso não o faça, corro o risco de acidentes
Pós-voo: Que componentes devem ser verificados quanto a danos e fadiga após cada voo?
- Transponder e câmara fotográfica
- Câmara e seu carro
- Hélices e baterias
- Marcação de identificação e envernizamento
O que deve fazer se, durante as operações do UAS, um ciclista passar por baixo do UAS?
- Você deve aumentar a altura de voo o máximo possível, fazendo subir o drone, para manter uma distância segura do ciclista
- Você deve esperar, realizando um voo estacionário até ao momento em que o ciclista saia desse local
- Você deve informar ao ciclista que ele foi sobrevoado por um UAS
- Você deve mover seu UAS o mais rápido possível para evitar uma situação de sobrevoo
Como pode ser evitada a interferência eletromagnética?
- Ativando os sensores óticos do UAS
- Utilizando apenas as frequências permitidas para a operação do UAS
- Desligando o recetor GNSS quando o índice KP é baixo
- Voando em qualquer frequência disponível
Em voo: uma perda de ligação entre o controlador remoto e o UAS está tipicamente relacionada com…
- Um terreno acidentado
- Distância entre o UAS e o controlo remoto
- Superfícies de água refletoras
- Questões com a bússola
Quem é responsável por não violar as restrições do espaço aéreo durante os voos FPV?
- O piloto é sempre o responsável pela segurança do voo e, portanto, também por não violar quaisquer restrições do espaço aéreo existentes
- O UAS possui sistemas técnicos embutidos para evitar violações do espaço aéreo, logo a responsabilidade é do fabricante
- O operador de UAS é responsável pela condução segura do voo
- O observador de UAS é responsável por não violar quaisquer restrições do espaço aéreo, pois ele pode ver o UAS claramente e essa é sua responsabilidade
Qual das seguintes é verdadeira?
- Um piloto à distância com experiência pode definir exatamente a distância entre obstáculos e a aeronave não tripulada
- Qualquer piloto remoto pode definir exatamente a distância entre os obstáculos e a aeronave não tripulada, porque esta é uma capacidade normal num ser humano
- Um piloto remoto com boa capacidade visual pode definir exatamente a distância entre os obstáculos e a aeronave não tripulada
- Um piloto à distância não é capaz de definir exatamente a distância entre obstáculos e a aeronave não tripulada
Qual é a influência do álcool no comportamento do piloto remoto?
- Tempo de reação diminui durante as operações
- Melhora a consciência situacional
- Melhora visualização do UAS
- Aumenta o tempo de resposta na tomada de ações
Em voo: Em caso de perda do C2 link (comunicações), o que devo fazer primeiro?
- Desligar os motores
- Ler o manual do utilizador enquanto realiza o voo VLOS
- Tente recuperar a conexão aproximando-se do UAS mantendo sempre VLOS
- Mudar as pilhas da unidade de controlo
Qual é a altura máxima permitida de voo em relação ao ponto mais próximo na superfície da terra (exceto nos locais consagrados para a prática de aeromodelismo)?
- 50 m
- 100 m
- 120 m
- 150 m
O que são dados pessoais?
- Qualquer informação relativa às limitações do desempenho humano
- Qualquer informação relativa a uma pessoa física identificada ou que a torne identificável
- Qualquer direito ou bem que pertença (propriedade) a um ser humano
- Um conjunto muito grande de dados que são produzidos por pessoas que usam a internet
Pré-voo: Como obtenho e onde devo consultar as informações meteorológicas adequadas para a preparação do voo?
- Através dos meios disponibilizados pelos prestadores do serviço de informação meteorológica certificados
- Aplicação móvel do meu smartphone
- Serviço meteorológico municipal
- Informações locais pesquisadas aleatoriamente na internet
Como pode ser definido um ajuntamento de pessoas?
- Uma rua comercial que contém pessoas, independentemente da hora do dia
- Um ajuntamento de pessoas é quando pelo menos um dos indivíduos do grupo não pode mover-se livremente (liberdade de movimento restringida)
- Qualquer grupo de pessoas que se movem juntas no mesmo sentido durante a hora de ponta
- 12 ou mais pessoas num determinado local são sempre um ajuntamento de pessoas
Que tipo de licença é exigida a pilotos remotos que pretendem operar aeronaves não tripuladas com massa máxima à descolagem até 900 gramas (marcação de classe C1) na subcategoria A1?
- Curso teórico e teste online
- Certificação de piloto comercial
- Não é necessário qualquer tipo de treino
- Curso prático com instrutor certificado
Suponha que um grupo de pessoas frequenta um local público e foram captadas de forma inadvertida na minha filmagem do drone. Isso é permitido?
- Sim, se as imagens e vídeos não forem direcionadas a um ou mais indivíduos não sendo possível a sua identificação
- Sim, se os registos de cada pessoa durarem menos de 5 segundos
- Sim, se as imagens e vídeos não forem compartilhadas na internet
- Não, isso é sempre expressamente proibido pela regulamentação
Quais das seguintes afirmações são verdadeiras?
- O piloto remoto deve aterrar imediatamente o UA enquanto uma aeronave tripulada se aproxima
- A aviação tripulada tem sempre menos prioridade em relação à aviação não tripulada
- Apenas a ativação do alerta para outros utilizadores do espaço aéreo deve ser verificada visualmente pelo piloto remoto
- Quando ocorre o perigo de colisão, a aeronave não tripulada deve sempre manobrar para a esquerda
Pós-voo: Como faço para corretamente guardar / fazer uma cópia dos meus dados de voo?
- Faço um registo numa folha
- Uso papel e deposito em um armário com chave
- Utilizo uma aplicação disponível no meu smartphone pois ele e todas as contas são seguras
- Utilizo um cartão de memória a fim de armazenar em segurança
Todas as opções seguintes são movimentos realizados por uma aeronave, exceto…
- Inclinar (Pitch)
- Rotação (Rotation)
- Rolar (Roll)
- Guinar (Yaw)
Qual é o requisito mínimo para cada subcategoria aberta?
- Verificar as informações publicadas pelos pilotos de UAS
- Visitar o website da autoridade
- Obrigatoriedade de efetuar uma formação prática num centro de formação aprovado
- Estudo do manual do utilizador do UA
Em voo: O que devo considerar no caso do meu UA ser danificado devido a uma colisão?
- Tenho que comprar um novo UA
- Tenho que colar os pedaços quebrados antes de iniciar o próximo voo
- O UA é considerado inutilizável até futuro aviso
- Tenho que informar a seguradora
Pré-voo: Que dados de uma “previsão do tempo” podem ser úteis para a minha operação UAS (entre outros)?
- Avisos de gelo e tempestade, níveis de ozono e pólen
- Visibilidade de voo, pressão atmosférica
- Temperatura, vento, humidade, precipitação
- Todos os dados de um boletim meteorológico METAR e TAF
Até onde posso voar o UAS?
- Até a distância prescrita no manual do fabricante, disponibilizado com o drone no ato de compra
- A uma distância onde eu possa ver claramente o UAS sem um meio de ajuda técnica (binóculos) e permita visualizar o espaço aéreo na vizinhança
- Perto o suficiente para que eu possa ficar além da linha vista (BVLOS) com o UAS
- A uma distância máxima de 200 metros em relação à posição do piloto remoto
Qual dos seguintes UAS não exigem certificado de competência para serem operados na subcategoria A1?
- UAS com marcação de classe C2
- UAS com marcação de classe C1
- UAS com marcação de classe C0
- UAS com mais de 25 kg
Qual é a distância de segurança para pessoas não envolvidas nas operações UAS de subcategoria A2 utilizando um UAS com marcação de classe C2?
- Uma distância horizontal de pelo menos 100 m
- Pelo menos 30 m de distância horizontal, sendo possível reduzir com modo de baixa velocidade ativo, até ao mínimo de 5 m
- A distância de segurança depende do peso do UAS
- Uma distância de pelo menos 50 m verticalmente
Pós-voo: Tenho que guardar / fazer uma cópia dos dados do voo (telemetria) para ___ voo.
- Atribuir as fotos feitas ao
- Reconstruir o
- Informar a seguradora sobre o
- Repetir o
Para que serve o sistema geo-caging?
- Para definir um volume onde as aeronaves não tripuladas não podem voar
- Não permitir o voo numa área proibida
- Para definir um volume onde outras aeronaves não tripuladas não possam entrar
- Definir um volume onde as aeronaves não tripuladas voarão e que não poderão sair
Qual das opções a seguir NÃO é responsabilidade do piloto remoto?
- Ter a competência apropriada exigida nas subcategorias das operações UAS pretendidas para realizar as suas tarefas, e deter uma prova de competência ao operar o UAS
- Não operar sob a influência de substâncias psicoativas ou álcool ou quando estiver incapacitado para o desempenho de suas funções devido a lesões, fadiga, medicamentos, doenças ou outras causas
- Não exigir o cumprimento do manual de instrução do fabricante (manual do utilizador) e dos procedimentos do operador, se competente (munido do certificado de competência) e experiente
- Obter as informações atualizadas relevantes para a operação de UAS pretendida relativamente a quaisquer áreas ou zonas geográficas publicadas pelo Estado Membro onde ocorrerá a operação
Pré-voo: Que tipo de informação meteorológica é a menos relevante?
- Pressão atmosférica local
- Riscos de chuva ou granizo
- Temperaturas extremas
- Velocidades do vento
Apenas atendendo a questões de privacidade, posso voar sobre o jardim/propriedade de outra pessoa capturando dados?
- Sim, desde que não capte vídeos
- Sim, sempre que o UAS tiver uma massa inferior a 250 g
- Sim, desde que eu não descole ou aterre dessa propriedade
- Sim, se o proprietário me tiver permitido
Quais dos seguintes fatores pode ter uma influência no piloto remoto durante a operação efetuada na linha de vista? 1. Clima, 2. Luminosidade, 3. Pessoas na vizinhança, 4. Tamanho da unidade de controlo, 5. Ajudas visuais no UA, 6. Tamanho do UA
- 1, 2, 5 e 6
- 2, 3, 5 e 6
- 1, 2, 3 e 6
- 1, 2, 4 e 5
O que deve ser considerado no caso de ser observada uma tempestade com relâmpagos em aproximação?
- Se não começar a chover, não existe nada a temer
- Podem ocorrer rajadas fortes, excedendo os limites estabelecidos para o meu UAS
- É muito provável que o meu UAS seja destruído por um raio
- É certo que a minha unidade de controlo (comando remoto) irá parar de funcionar
Pós-voo: Por que devo verificar e efetuar a manutenção do meu UAS após cada voo?
- Para operar o UAS com segurança
- A fim de perder menos tempo nas verificações antes de iniciar o próximo voo
- Para manter o seguro contratado
- A fim de minimizar os custos de reparação futuros
Qual das seguintes afirmações está correta?
- A interferência eletromagnética é causada por um mau funcionamento do computador de bordo do UAS
- A sabotagem está sempre coberta pelo seguro
- A marcação CE só se aplica aos países do norte da Europa
- Cada estado membro da UE determina as áreas ou zonas geográficas para o seu próprio país
Qual é a idade mínima de um piloto remoto europeu, a operar onde o regulamento é aplicável para a categoria aberta?
- Não há limite
- 14
- 16
- Depende do estado-membro mas nunca é inferior a 12
Onde podem ser esperadas áreas restritas?
- Sobre as zonas rurais
- Sobre lagos e rios
- Nas proximidades de pontos de referência
- Nas imediações dos aeroportos
Qual das seguintes afirmações é verdadeira…
- A EASA define “ajuntamentos de pessoas” como multidões de 12 ou mais pessoas
- A EASA define “ajuntamentos de pessoas” como multidões de 100 ou mais pessoas
- Os regulamentos europeus dos drones não se aplicam a UAS operando em ambientes fechados
- Os regulamentos de drones não se aplicam a drones que sejam operados na propriedade privada, como por exemplo o jardim da sua casa
O que deve fazer se, durante as operações do UAS, um ciclista parar por baixo do UAS?
- Você deve aumentar a altura de voo o máximo possível, fazendo subir o drone, para manter uma distância segura da bicicleta
- Você deve esperar, realizando um voo estacionário até ao momento em que o ciclista sai desse local
- Você deve informar ao ciclista que ele foi sobrevoado por um UAS
- Você deve mover seu UAS o mais rápido possível para evitar uma situação de sobrevoo
Qual das afirmações a seguir não é verdadeira…
- UA tendo uma dimensão característica máxima de menos de 3 m e sobrevoando multidões de pessoas poderá eventualmente enquadrar-se na categoria “Específica”
- UA na categoria “Aberta” nunca pode voar sobre multidões de pessoas
- UA transportando mercadorias perigosas e/ou voando sobre multidões de pessoas pertence à categoria “Certificada”
- UA na categoria “Aberta” pode voar sobre multidões de pessoas se uma autorização de categoria aberta for obtida
Qual é a definição da sigla VLOS?
- Limitação visual da visão
- Linha Virtual de Visão
- Linha de vista
- Limitação visual no local
O que deve ser considerado em relação ao tempo de voo?
- Não posso aterrar o meu UAS antes que o tempo de voo planeado seja atingido
- O tempo de voo planeado deve ser inferior ao tempo de voo máximo possível, a fim de deixar uma reserva
- O tempo de voo planeado pode ser assumido de forma otimista
- O tempo de voo planeado pode ser igual ao máximo possível pelas baterias
Em voo: Uma perda de conexão entre a unidade de controlo (controlo remoto) e o drone está normalmente relacionada com…
- problemas com a bússola
- a distância entre o drone e a unidade de controlo
- um terreno acidentado
- as superfícies de água que causam uma reflexão
Quais são os requisitos de registo na Categoria Aberta?
- Registo de operadores que utilizam UAS para fins comerciais
- Registo de operadores que operam UAS com peso superior a 250g, ou drones < 250g com equipamento de gravação tal como uma câmara ou microfone
- Registo de todos os UAS
- Registo de UAS com mais de 150g
É permitido voar dentro de áreas restritas?
- Não, todos os voos não tripulados são proibidos
- Sim, mas apenas quando autorizado pela autoridade competente ou de acordo com as condições e/ou restrições relativas às zonas
- Sim, desde que o peso do UAS seja inferior a 2 kg e as condições meteorológicas sejam boas
- Sim, desde que a altura de voo seja limitada a 50m e as condições meteorológicas sejam boas
Durante as operações de voo UAS na categoria aberta, o piloto remoto NÃO deve…
- Operar o UAS de uma maneira que possa colocar em perigo pessoas não envolvidas
- Verificar o espaço aéreo circundante a fim de identificar outros utilizadores do espaço aéreo
- Aterrar imediatamente ao encontrar um utilizador do espaço aéreo da navegação aérea tripulada
- Voar a mais de 120m medidos verticalmente do ponto mais próximo da terra
Pré-voo: Qual das seguintes opções devo verificar para avaliar a área de operações do UAS? 1. existência de erva alta, 2. postes e linhas elétricas, 3. existência de caminhos de pedestres, 4. existência de locais ótimos para fazer vídeos, 5. existência de arbustos
- 2 e 5
- 3 e 4
- 1 e 5
- 2 e 3
O Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) pode aplicar-se a uma operação UAS?
- Sim, sempre
- Não, não se aplica à categoria aberta
- Não, não há qualquer ligação entre uma operação UAS e o GDPR
- Sim, se o UAS processar dados pessoais
Qual é a altura máxima permitida de voo em relação ao ponto mais próximo na superfície da terra (exceto nos locais consignados para a prática de aeromodelismo)?
- 100 m
- 120 m
- 150 m
- 50 m
Qual dos seguintes aspectos é verdadeiro?
- Um piloto remoto com boa capacidade visual pode definir exatamente a altura do UA
- Um piloto à distância não é capaz de definir exatamente a altura do UA
- Um piloto remoto com experiência pode definir exatamente a altura do UA
- Qualquer piloto remoto pode definir exatamente a altura do UA, porque esta é da natureza humana
Pós-voo: Porque devo substituir pilhas / componentes danificados?
- Porque de outra forma, não poderia gerir o UAS na potência máxima
- Porque caso contrário teria de comprar um novo UAS em breve
- Porque as baterias danificadas não são seguras
- Porque, caso contrário, deixaria de estar segurado
Qual é o peso máximo à decolagem permitido para drones na subcategoria A1, operarem sobre pessoas mas sem sobrevoar aglomerações?
- 25 Kg
- 1 Kg
- 900 gramas
- 250 gramas
Um professor que voa um drone durante o horário escolar para efeitos educativos é um …
- Opera por hobby
- Utilizador profissional / piloto profissional
- Utilizador recreativo / piloto recreativo
- Utilizador semi-recreativo / piloto semi-recreativo
Está autorizado a largar qualquer coisa do UAS durante um voo na categoria aberta?
- sim, se o peso da carga é inferior a 120gr
- sim, se a altura de queda for inferior a 5m
- não, mas as isenções são genericamente definidas pela autoridade
- não, largar carga em voo não é permitido na categoria aberta
Os seguintes fatores influenciam a capacidade do piloto remoto na condução do voo, exceto…
- Roupas
- Stress
- Fadiga
- Álcool
É permitido o sobrevoo de pessoas não envolvidas?
- Sim, mas apenas quando operando na subcategoria A1 e A2 da categoria aberta
- Não, apenas quando operando na categoria específica
- Não, o sobrevoo de pessoas não envolvidas é sempre proibido
- Sim, é possível na subcategoria A1 com um UAS de classe C0 ou UAS com uma massa inferior a 250g operando com uma velocidade abaixo de 19 m/s
Qual é a influência do álcool no comportamento do piloto remoto?
- Melhora a consciência situacional
- Tempo de reacção diminui durante as operações
- Aumenta o tempo de resposta na tomada de acções
- Melhor visualização do UAS
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